APRESENTAÇÃO

Atualizado em 29/11/2019

A sessão de ensaios visuais se propõem a fazer uma intersecção entre o acadêmico e o artístico, sendo também um cruzamento entre a palavra e a imagem, o conceito e a plasticidade estética que o mesmo pode assumir.

 

É nessa direção que os Ensaios Visuais assumem aqui o formato de Exposição, cujo interesse maior é ocupar diferentes espaços da Universidade com expressões artísticas capazes de criar dissensos e disparar uma relação sensível com o mundo, com o outro, com a imagem e com o ambiente acadêmico propriamente dito. Essa proposta expositiva faz parte do I Seminário de Artes Visuais, ambos acontecerão concomitantemente.


Tal como um mapa de múltiplas entradas e saídas, nossa proposta é povoar o campus com expressões artísticas de diferentes linguagens. Presenças Plurais se configura então como uma demarcação de território que sinaliza também uma abertura para outros modos de ocupar e preencher o espaço. Afinal, é como corpo vivo que o espaço nos interessa: local de encontro, trocas e transbordamento. 

ENSAIOS VISUAIS

Atualizado em 29/11/2019

PRESENÇAS PLURAIS

Proposta de Exposição

E s p a ç o. Seria ele um demarcador de distâncias, ou um campo amplo para ser preenchido? Pensando que todo espaço pode ser atravessado e ocupado, é possível entendê-lo como um lugar a ser aumentado por vidas, trocas e afetos. Afinal, muita coisa pulsa entre um ponto e outro da geografia da vida, e pensando assim, talvez o espaço seja um corpo vivo que precise ser ativado. Com esse olhar, imprimimos em nossa pele um desejo de acontecimento. Algo como uma vontade de ocupar o espaço com a potência da presença, capaz de conferir ao corpo da paisagem a vitalidade das trocas e afetos. Esta é a força que mobiliza este projeto que é, a um só tempo, uma exposição de arte e um meio de ativar artisticamente espaços abandonados e/ou destinados a outras finalidades. PRESENÇAS PLURAIS é o nome que damos a esta exposição/ocupação destinada a acontecer simultaneamente em vários espaços da universidade.

Dra. Roberta Stubs
Artista, professora e curadora da exposição “Presenças Plurais”

NORMAS PARA ACEITE DOS ENSAIOS

Atualizado em 29/11/2019

Os trabalhos submetidos e selecionados na categoria de Ensaios Visuais, irão fazer parte da Exposição Presenças Plurais e serão alocados em espaços distribuídos em diferentes lugares da Universidade Estadual de Maringá a serem decididos pela equipe de expografia juntamente com a equipe curatorial.

 

A curadoria da exposição e análise das propostas será realizada pela artista e professora Dra. Roberta Stubs, pelo artista e professor Me. Maddox Cleber.  A curadoria se reserva o direito de convidar artistas para participação da exposição cujos trabalhos dialoguem com a proposta da mesma.

 

Cada artista deve propor em seu projeto escrito um croqui de posição da obra e local adequado (ao ar livre ou local fechado, na parede ou no chão, por exemplo), para que possam ser  adequadas às necessidades dos trabalhos ao espaço físico que disponíveis, evitando assim prejuízos materiais e/ou estéticos ao seu trabalho.

 

Artistas poderão ser convidados/as para falas durante a exposição.

 

Catálogos digitais, registro da obra, textos críticos e divulgação serão de responsabilidade da equipe acima citada.

 

Em caso de serem selecionados, é de responsabilidade de cada artista o envio do material a ser exposto, assim como todos os custos envolvidos nesse procedimento.

 

A curadoria é uma inscrição visual por meio das poéticas em diferentes espaços, portanto, a recusa de sua obra não é um ato de gosto, mas sim, de inscrição da mesma dentro da proposta da exposição.

PUBLICAÇÃO

Atualizado em 29/11/2019

A inscrição deve seguir o formato de Resumo Simples conforme o modelo disponível para download no botão a seguir:

 

 

 

O resumo deve constar um texto com no mínimo 250 e o máximo 500 palavras, assim como 3 a 5 imagens do trabalho seguido de um croqui detalhando materiais, tamanho, linguagem, duração, espaço desejado. Além desses dados é necessário a elaboração da ficha técnica da obra assim como uma mini-bio do/a artista inscrito.

 

A exposição será montada nos dias 24 e 25 de novembro de 2019, e será desmontada no dia 28 de novembro de 2019 no período da tarde e da noite. Após exposição, o prazo máximo para retirada e devolução do material será de 5 horas. É importante a presença do artista para retirada da obra, pois não nos responsabilizamos pelas obras após o horário determinado, sendo que, se após o tempo estabelecido para retirada da obra, a mesma não ter sido executada, ela será arquivada e destinada para instituições educacionais e ao uso do curso de Artes Visuais.

Os trabalhos farão parte do Anais da Semana de Artes Visuais (ISSN: 2318-6453).

INSTRUÇÕES PARA ENVIO

Atualizado em 05/11/2019

Encaminhe o Resumo Simples conforme o modelo disponibilizado acima referente ao seu ensaio para o e-mail: semanadeartesvisuaisuem@gmail.com

* A data limite para submissão é dia 15.NOV.2019
* Não serão avaliados trabalhos recebidos após esta data.
* Não serão aceitos trabalhos fora da temática “PRESENÇAS PLURAIS”
* Não nos responsabilizamos pelo transito da obras, nem pelos custos de produção e devolução da mesma. 


Ao encaminhar o e-mail digite no campo “Assunto”:
ENSAIO - CPF (000.000.000-00) - Nome Completo do 1º autor
 
No corpo do e-mail envie as informações conforme o modelo a seguir:


Título do texto
Autor 1
Autor 2 (Seguir conforme a quantidade de autores)

 

No nome do arquivo em anexo colocar EA (exposição de arte) seguido de seu título principal, exemplo: 
EA_Pensando a escultura em campo expandido.pdf
EA_Pensando a escultura em campo expandido.doc

 

*Os ensaios deverão ser enviados no formato PDF e WORD, arquivos enviados em outro formato não serão aceitos.

ORGANIZAÇÃO

  

Universidade Estadual de Maringá

Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes

Departamento de Teoria e Prática da Educação

CONTATO

 

Dúvidas? Envie-nos um e-mail

 semanadeartesvisuaisuem@gmail.com