PROPOSTAS ACEITAS

Atualizado em 19/11/2019

Em caso de dúvidas escreva para semanadeartesvisuaisuem@gmail.com

APRESENTAÇÃO

Atualizado em 19/11/2019

A sessão de ensaios visuais se propõem a fazer uma intersecção entre o acadêmico e o artístico, sendo também um cruzamento entre a palavra e a imagem, o conceito e a plasticidade estética que o mesmo pode assumir.

 

É nessa direção que os Ensaios Visuais assumem aqui o formato de Exposição, cujo interesse maior é ocupar diferentes espaços da Universidade com expressões artísticas capazes de criar dissensos e disparar uma relação sensível com o mundo, com o outro, com a imagem e com o ambiente acadêmico propriamente dito. Essa proposta expositiva faz parte do I Seminário de Artes Visuais, ambos acontecerão concomitantemente.


Tal como um mapa de múltiplas entradas e saídas, nossa proposta é povoar o campus com expressões artísticas de diferentes linguagens. Presenças Plurais se configura então como uma demarcação de território que sinaliza também uma abertura para outros modos de ocupar e preencher o espaço. Afinal, é como corpo vivo que o espaço nos interessa: local de encontro, trocas e transbordamento. 

ENSAIOS VISUAIS

Atualizado em 19/11/2019

PRESENÇAS PLURAIS

Proposta de Exposição

E s p a ç o. Seria ele um demarcador de distâncias, ou um campo amplo para ser preenchido? Pensando que todo espaço pode ser atravessado e ocupado, é possível entendê-lo como um lugar a ser aumentado por vidas, trocas e afetos. Afinal, muita coisa pulsa entre um ponto e outro da geografia da vida, e pensando assim, talvez o espaço seja um corpo vivo que precise ser ativado. Com esse olhar, imprimimos em nossa pele um desejo de acontecimento. Algo como uma vontade de ocupar o espaço com a potência da presença, capaz de conferir ao corpo da paisagem a vitalidade das trocas e afetos. Esta é a força que mobiliza este projeto que é, a um só tempo, uma exposição de arte e um meio de ativar artisticamente espaços abandonados e/ou destinados a outras finalidades. PRESENÇAS PLURAIS é o nome que damos a esta exposição/ocupação destinada a acontecer simultaneamente em vários espaços da universidade.

Dra. Roberta Stubs
Artista, professora e curadora da exposição “Presenças Plurais”

ORGANIZAÇÃO

  

Universidade Estadual de Maringá

Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes

Departamento de Teoria e Prática da Educação

CONTATO

 

Dúvidas? Envie-nos um e-mail

 semanadeartesvisuaisuem@gmail.com